Educação Infantil

O CEPEP cria condições para o desenvolvimento cognitivo, físico, simbólico, social e emocional da criança.

Como espaço de educação, adotamos ações igualitárias, que acolhem a criança e provocam mudanças atitudinais pela sua participação ativa, dentro e fora do espaço educativo.

A aprendizagem é construída a partir das estruturas mentais que a criança já possui. O diferencial dessa aprendizagem está na relação que estabelece entre ela e o adulto. Havendo uma ligação em clima de cooperação, haverá transformações que inovam e revolucionam a busca do ensino para a aprendizagem autônoma, tendo em vista a construção do sujeito criativo, crítico e participativo. Ensina-se e aprende-se trocando-se experiências e pratica-se o BRINCAR, o CUIDAR e o EDUCAR nas mais diversas atividades rotineiras.

Inserimos no nosso cotidiano a participação das crianças e da comunidade escolar em planos e projetos institucionais. Ao implantar esse trabalho, avançamos na melhoria educacional e social de mais de 300 crianças e suas respectivas famílias, moradoras do Aglomerado da Serra e seus arredores, na cidade de Belo Horizonte/MG. Acreditamos que a família e a comunidade escolar precisam se relacionar de forma direta e indireta, pois isso será importante para a formação dos nossos educandos.

Considerando que a fase da Educação Infantil é o melhor momento para se introduzir valores, normas e atitudes, é nossa função fazer presente em nossa rotina a interação, integração e socialização dos pares para que a educação aconteça.

É na socialização que as crianças experimentam papéis sociais e internalizam normas coletivas guiadas para sua conduta, importantes para o controle de palavras, pensamentos e sentimentos. Para o processo educativo da criança, incorporada à sociabilidade foi implementada no CEPEP uma nova gestão na prática pedagógica: a criação de situações de aprendizagens significativas.

É um desafio desenvolver em nosso singelo espaço práticas pedagógicas que promovam e integrem novas posturas para o desenvolvimento dos grupos sociais, gestão de seus conflitos e respeito à pluralidade de cultura, gêneros e raças.

Proposta Pedagógica

O CEPEP adota a linha pedagógica baseada no processo de construção do conhecimento, denominada construtivismo e sociointeracionismo.

A proposta respeita os princípios do pluralismo de ideias e de construções pedagógicas contemplando todos os níveis educacionais atendidos e as especificidades de cada criança, garantindo à mesma acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica visual, matemática, digital, oral e escrita), assim como o direito a proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com as outras crianças.

Currículo

Com o objetivo de orientar as atividades e promover o desenvolvimento das competências requeridas para cada faixa etária, a equipe pedagógica elabora no início do ano letivo o Currículo Institucional, tendo com referência o RCN (Referencial Curricular Nacional) e as Proposições Curriculares.

Os educadores planejam suas atividades com foco no currículo definido para que haja uma contribuição mais efetiva na progressão da aquisição das competências. A execução do currículo é acompanhada sistematicamente, assim como a sua qualidade, uma vez que, a instituição tem o compromisso com o desenvolvimento pleno das crianças.

Não se obtém um bom resultado no desenvolvimento das competências requeridas sem a execução de um bom currículo.

O CEPEP define o currículo infantil a partir de três eixos:

  • Construção de atitudes e valores

  • Apropriação de múltiplas linguagens como forma de expressão

  • Construção do conhecimento mediante interações estabelecidas com a cultura, a natureza e a sociedade; ou seja, com o mundo físico e social

Esses eixos se conectam e através das atividades lúdicas, as crianças desenvolvem todo o seu potencial, na perspectiva da formação integrada.

Avaliação

É utilizada a favor da criança que está na posição de um sujeito histórico, social e cultural em formação; um sujeito de direito que experimenta as mais peculiares etapas do seu desenvolvimento, e como tal merece ser entendido nas três dimensões:

Cognitiva

Ao viver o conhecimento em sua complexidade, implicações e ocorrências, junto à resolução de conflitos e outras aprendizagens de cunho racional

Física

Na abordagem da experiência motora, corporal

Socioemocional

No estabelecimento de vínculos e relações entre as pessoas

Entre em Contato

E-Mail: faleconosco@cepep.org.br
Endereço: Rua Dona Cecília, 340 – Serra
Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 2526-9033